Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Histórias de amizade e superação por meio da arte

1-06-18

As aulas de Artes Visuais sempre foram uma das mais apreciadas pelas alunas e alunos da Associação Criança em Primeiro Lugar. No vídeo divulgado no canal da instituição, em 28 de maio de 2018, as crianças contam como foi a experiência de criar personagens inspirados nas obras da artista Ellen Jewett. Suas esculturas são baseadas na técnica de aditivo - camadas de dentro para fora por uma acumulação de componentes minúsculos inumeráveis. Muitos destes componentes são representações microcósmicas de plantas, animais e objetos (fonte: Arte sem Fronteira).

A professora Katyusia Kelly de Souza, ao perceber o interesse das e dos estudantes pelas esculturas, introduziu o assunto na aula. Segundo ela, a técnica utiliza materiais encontrados na natureza, como pedras,sementes, galhos e folhas secas, por exemplo. 

As reunir esses elementos, o próximo passo é encaixá-los uns nos outros, colando e pintando cada parte, até formar um personagem final, como corujas, árvore e o peixecórnio, união de um peixe com um unicórnio criado pelo grupo de Bethina Guethi (11), Raquely Ferreira Krein (10) e Waleska Germano (14). No final, cada personagem criado ganhou uma história para justificar sua existência com contos de amizade e superação.

Confira o relato da professora e dos alunos do vídeo: