FLD promove diálogo sobre Diaconia Transformadora em seminários sinodais da JE
A FLD assessorou dois seminários de formação de lideranças jovens, que tiveram como tema central Juventudes e Diaconia – livres para transformar. Os dois encontros tiveram como base o material elaborado sob a coordenação do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje) e da Coordenação do Trabalho com Jovens e Programa de Intercâmbios da IECLB, e motivado pelas e pelos jovens brasileiros e brasileiras que integram a Rede Global de Jovens Reformadores da Federação Luterana Mundial (FLM).
No dia 21 de abril, em Novo Hamburgo (RS), no seminário promovido pelo Sínodo Rio dos Sinos, a secretária executiva da FLD, Cibele Kuss, falou sobre diaconia transformadora e sobre a participação e engajamento das juventudes. Os cento e trinta jovens presentes, vindas e vindos de diferentes paróquias, dialogaram a partir dos desafios para a diaconia e sobre como as juventudes podem se envolver com o tema, em suas comunidades e em contextos de sofrimento e negação de direitos.
O assessor de projetos da FLD, Rogério Oliveira de Aguiar, esteve em Pomerode (SC), nos dias 22 e 23 de abril, no seminário de formação de lideranças jovens do Sínodo Vale do Itajaí, com a participação de 32 jovens. A diaconia foi trabalhada enquanto práxis cristã transformadora, nas dimensões: prática, intercessora, profética, política e libertadora.
No primeiro dia, a programação contou com meditações, momentos de integração entre o grupo, dinâmicas, conteúdos teóricos que embasam a ação diaconal nas comunidades e discussões acerca dos diversos assuntos trabalhados.
As e os jovens compartilharam experiências e impressões sobre sua compreensão da diaconia e também ações que já vêm sendo realizadas em paróquias e comunidades.
No segundo dia, foram construídas, pelo grupo, propostas de ações diaconais, elencando público beneficiário, ações a serem realizadas, objetivos, resultados esperados, além de parcerias para execução da proposta.
Também houve um momento de reflexão sobre a necessidade de atuação em redes, levando em consideração o caráter interdisciplinar e ecumênico da diaconia. A Rede de Diaconia, projeto da FLD em parceria com a Secretaria Geral da IECLB, foi apresentada por meio do site.
O desafio foi para que os grupos de JE construam propostas de atividades ações diaconais em suas comunidades e paróquias até o inicio do próximo semestre. Outra ideia é que a juventude aproxime-se das organizações diaconais que integram a rede, colocando seus dons, talentos e carismas a serviço de ações transformadoras.
Foto: Encontro em Pomerode