Instituições diaconais se fortalecem através de formações

30 de outubro de 2020

Instituições diaconais se fortalecem através de formações

Mesmo em contexto de pandemia, algumas instituições da Rede de Diaconia conseguiram iniciar a execução dos projetos aprovados pelo edital de Diaconia/2020 da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Por meio de adaptações para o formato online, duas instituições estão realizando formações com equipes, diretorias e membros das comunidades luteranas às quais estão vinculadas.

A Associação Educacional Evangélica Luterana (AEEL), de Teófilo Otoni (MG), promoveu, entre os dias 13 e 15 de agosto, uma formação sobre Diaconia transformadora, que contou com a participação de 23 pessoas. Esse módulo foi o primeiro de um extenso cronograma de atividades formativas previstas no projeto Eu, Tu, Nós: aprendendo, reconstruindo e crescendo juntos em redes internas e externas. 

A Associação Evangélica de Ação Social em Novo Hamburgo (AEVAS) também deu início à execução do projeto Planejando e Aprimorando com uma formação sobre a mesma temática. Os encontros foram realizados nos dias 9, 13 e 14 de outubro, com 28 participantes.

Para Luana Iagnecz, administradora da AEVAS, os encontros de formação foram muito importantes para a instituição. “Foi um momento para alinharmos e aprofundarmos o conhecimento sobre Diaconia, refletir sobre o nosso papel como instituição diaconal e sobre o quanto o nosso servir impacta na vida dos nossos usuários.”

Nas duas oportunidades, as atividades contaram com o apoio da FLD, por meio da assessoria de Rogério Oliveira de Aguiar, Renate Gierus e Dirci Bubantz. O primeiro encontro permitiu um mergulho na conceituação bíblica e teológica da diaconia. O segundo teve como foco a presença e a atuação das mulheres no ministério de Jesus e no movimento da reforma. Já o terceiro encontro foi sobre a relação da prática diaconal na defesa dos direitos humanos e a resposta às políticas públicas. Para encerrar,  os grupos puderam refletir sobre a diaconia comunitária e a diaconia institucional – esta última apresentada através da caminhada da Rede de Diaconia e suas articulações para o fortalecimento da diaconia institucionalizada.