Articulação Sul da Rede de Diaconia faz encontro em Joinville

Articulação Sul da Rede de Diaconia faz encontro em Joinville
12 de maio de 2025 Rede de Diaconia

Planejamento Estratégico, visita a instituições e Saúde Mental marcam encontro da Articulação Sul da Rede de Diaconia

O Encontro da Articulação Sul da Rede de Diaconia reuniu, de 6 a 8 de maio, mais de 30 lideranças e representantes de instituições diaconais na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana da Paz, em Joinville (SC). Com uma programação intensa, o evento foi marcado pela atualização do Planejamento Estratégico da Rede, visitas a iniciativas locais de impacto social e pela reflexão sobre saúde mental no contexto do trabalho diaconal.

O encontro teve início com momentos de acolhida e espiritualidade, conduzidos pelo pastor sinodal, P. Dr. Claudir Burmann, que destacou a importância da generosidade como caminho para a felicidade. Em seguida, iniciou-se a principal atividade da programação: o processo de atualização do Planejamento Estratégico da Rede de Diaconia, conduzido por Fernanda Desbesel Appelt, assessora de gestão de projetos e mobilização de recursos.

Planejamento com foco no propósito da diaconia

Durante as sessões, as pessoas participantes realizaram uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), revisaram as ações previstas no plano vigente e propuseram novas metas e diretrizes em áreas como Processos Internos, Parcerias, Sustentabilidade Financeira e Aprendizado e Crescimento. Fernanda enfatizou que o planejamento é um instrumento de fortalecimento da Rede. “Mais do que definir metas, o Planejamento Estratégico nos ajuda a manter o foco no propósito da diaconia: servir com qualidade, justiça e fé”, pontuou.

O mesmo processo será realizado pela Articulação Norte da Rede, bem como pelos grupos gestor e coordenador. As contribuições integrarão o novo documento que será apresentado para análise e aprovação no Encontro Nacional da Rede de Diaconia, no próximo ano.

Visitas a instituições diaconais

Outro momento marcante do encontro foi a visita a duas instituições diaconais que atuam em Joinville. As pessoas participantes conheceram o trabalho da Missão Criança Jardim Paraíso, que desenvolve atividades de apoio socioeducativo para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e da Missão Morro do Meio, que atua na promoção da dignidade humana por meio de ações educativas e comunitárias em uma das regiões periféricas da cidade. As visitas permitiram a troca de experiências e o reconhecimento do trabalho realizado nesses contextos, onde centenas de vidas são transformadas.

Saúde mental de pessoas que atuam em contextos sociais

Na quinta-feira, o encontro foi encerrado com uma reflexão sobre Saúde Mental, conduzida pela psicóloga Tania Mara Oliveira Guesser. Ela abordou os desafios emocionais enfrentados pelas pessoas, especialmente aquelas que atuam em contextos sociais. “Ter saúde mental não significa ausência de problemas ou diagnósticos, mas sim buscar equilíbrio. É preciso se olhar no espelho, reconhecer as emoções, entender como funcionamos”, destacou. A psicóloga também trouxe informações importantes sobre o burnout e os cuidados previstos na Norma Regulamentadora 1 (NR1), reforçando a necessidade de atenção à saúde das pessoas trabalhadoras, incluindo aquelas envolvidas com a diaconia.

Encaminhamentos e avalição

Nos encaminhamentos finais, Karina Nunes lembrou que a Rede de Diaconia foi reconhecida nas Metas Missionárias da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Também foi pré-definida a sede do próximo encontro da Articulação Sul, que ocorrerá de 5 a 7 de maio de 2026: a Associação Beneficente Pella Bethânia, em Taquari (RS).

Para a coordenadora da Rede de Diaconia, diácona Simone Voigt, o encontro foi um momento de fortalecimento coletivo. “Um encontro rico, onde definimos os rumos futuros da nossa rede e tivemos a oportunidade de conhecer dois projetos diaconais que cumprem papel fundamental em Joinville, onde percebemos o brilho no olhar dos gestores ao apresentarem os seus projetos. A saúde mental, tema cada vez mais presente, também ganhou atenção no encontro. Certamente todas as pessoas participantes saem ainda mais motivadas”, sublinhou.

A Rede de Diaconia é uma articulação formada por organizações, comunidades e pessoas vinculadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que atuam com base no serviço cristão ao próximo. Seu objetivo é fortalecer a prática diaconal por meio da troca de experiências, formação, apoio mútuo e ações conjuntas em defesa da vida e da justiça social.

Texto e fotos: Édson Luís Schaeffer/GT de Comunicação da Rede de Diaconia

SEO Ajansı

- mersin escort - berlin werbung