Carta de Apoio e Adesão à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

Carta de Apoio e Adesão à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021
19 de março de 2021 zweiarts

Carta de Apoio e Adesão à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

A Campanha da Fraternidade é uma ação promovida, desde 1964, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Igreja Católica Apostólica Romana. A cada cinco anos, a campanha conta com a participação de outras igrejas cristãs na sua elaboração, reflexão, escolha do tema e divulgação, enfatizando o seu caráter ecumênico. Nesse ano de 2021, num cenário de agravamento das vulnerabilidades em meio a uma crise sanitária mundial, ocasionada pela pandemia de Coronavirus (COVID-19), o tema escolhido de forma coletiva foi: “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor.” Sob o lema bíblico – Cristo é a nossa paz. Do que era dividido, fez uma unidade (Efésios 2.14).

A CFE se faz porta voz da Boa Nova do Evangelho, ao afirmar a unidade em Jesus Cristo. Unidade essa que se apresenta na diversidade dos vários membros desse corpo. Desta forma, propõe o diálogo aberto sobre inclusão, respeito, acolhimento e partilha, em oposição às violências e injustiças cometidas. A campanha também propõe uma cultura de paz e diálogo permanente.

Para um diálogo aberto e produtivo, faz-se necessária a denúncia de todas as formas de violação de direitos, causadoras de sofrimento, dor e exclusão.  Ser voz profética no mundo, denunciando as violações e promovendo o diálogo, não é uma tarefa fácil. O anúncio do Evangelho, como proposto pelo tema da CFE, questiona o fundamentalismo religioso, o conservadorismo e o integralismo. Nomear as dores do mundo, trazer os clamores daqueles e daquelas que são silenciados e silenciadas é papel da igreja cristã e das suas instituições e grupos.

A Rede de Diaconia, enquanto coletivo de instituições diaconais com vinculo confessional com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), através da sua identidade, fundamentada numa diaconia que é profética em sua essência, libertadora em sua atuação e transformadora na sua missão, afirma o seu apoio à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. Entendemos que as propostas apresentadas no texto base da CFE, especialmente nos pontos referentes à superação das violências, igualdade de gênero e superação do racismo, estão em consonância com os valores adotados pela Rede e expressos em seu Projeto Político Pedagógico.

Desta forma, nós da Rede de Diaconia, abraçamos a Campanha da Fraternidade Ecumênica. Nos solidarizamos com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e com a sua secretária executiva Pastora Romi Márcia Bencke. Nos irmanamos com todas as manifestações de solidariedade e com a nota de apoio da IECLB, emitida no dia 16 de fevereiro de 2021.

Que a nossa atuação no mundo seja prenuncio de justiça e vida digna para todas as pessoas!

Grupo Gestor da Rede de Diaconia