Incentivo a hidratação reduz incidência de infecções urinárias em pessoas idosas

Incentivo a hidratação reduz incidência de infecções urinárias em pessoas idosas
9 de novembro de 2018
In Notícias e Novidades

Lar Luisa Griese, localizado em São José da Lapa (MG), tem uma meta diferente das demais organizações. Enquanto muitas divulgam manchetes como “x dias sem acidentes”, o Lar divulga “x dias sem infecções urinárias”. A meta é zero infecções e quedas, controladas por uma planilha de registros.

“Ao longo dos 25 anos de funcionamento do Lar Luisa Griese, melhoramos muito nosso cuidado com as idosas e os idosos, levando em consideração alguns acontecimentos diários. Percebemos que a incidência de infecções urinárias aumentava quando finalizava o período de inverno, o que é justificado com a redução da ingestão de líquidos neste período. Com esta percepção, passamos a adotar o sistema de oferecer líquidos (água, chás e sucos) a cada 30 minutos”, informa Isaura Berger Jacobsem, coordenadora da instituição.

Segundo ela, no início da campanha era comum que elas e eles recusassem as bebidas, alegando não estarem com sede. A estratégia adotada para contornar a situação foi de orientar que as cuidadores e os cuidadores conversassem e explicassem que a água não tem função apenas de saciar a sede, mas também de manter o corpo saudável.

“É sabido que o hábito de ingerir água estimula o organismo a sentir mais sede. Assim, aos poucos, elas e eles aceitam com facilidade a ingestão dos líquidos”, explica.