Mesmo em contexto de pandemia, algumas instituições da Rede de Diaconia conseguiram iniciar a execução dos projetos aprovados pelo edital de Diaconia/2020 da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Por meio de adaptações para o formato online, duas instituições estão realizando formações com equipes, diretorias e membros das comunidades luteranas às quais estão vinculadas.
A Associação Educacional Evangélica Luterana (AEEL), de Teófilo Otoni (MG), promoveu, entre os dias 13 e 15 de agosto, uma formação sobre Diaconia transformadora, que contou com a participação de 23 pessoas. Esse módulo foi o primeiro de um extenso cronograma de atividades formativas previstas no projeto Eu, Tu, Nós: aprendendo, reconstruindo e crescendo juntos em redes internas e externas.
A Associação Evangélica de Ação Social em Novo Hamburgo (AEVAS) também deu início à execução do projeto Planejando e Aprimorando com uma formação sobre a mesma temática. Os encontros foram realizados nos dias 9, 13 e 14 de outubro, com 28 participantes.
Para Luana Iagnecz, administradora da AEVAS, os encontros de formação foram muito importantes para a instituição. “Foi um momento para alinharmos e aprofundarmos o conhecimento sobre Diaconia, refletir sobre o nosso papel como instituição diaconal e sobre o quanto o nosso servir impacta na vida dos nossos usuários.”
Nas duas oportunidades, as atividades contaram com o apoio da FLD, por meio da assessoria de Rogério Oliveira de Aguiar, Renate Gierus e Dirci Bubantz. O primeiro encontro permitiu um mergulho na conceituação bíblica e teológica da diaconia. O segundo teve como foco a presença e a atuação das mulheres no ministério de Jesus e no movimento da reforma. Já o terceiro encontro foi sobre a relação da prática diaconal na defesa dos direitos humanos e a resposta às políticas públicas. Para encerrar, os grupos puderam refletir sobre a diaconia comunitária e a diaconia institucional – esta última apresentada através da caminhada da Rede de Diaconia e suas articulações para o fortalecimento da diaconia institucionalizada.