Confira relato enviado pela Pa. Scheila dos Santos Dreher, da Casa de Passagem São Lucas, de Porto Alegre (RS), sobre o início do projeto Ajustando a sintonia – Gestão de convivência por meio da musicoterapia. A inciativa recebeu apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) por meio do seu Programa de Pequenos Projetos.
Com muita alegria compartilhamos registros do início do Projeto Ajustando a Sintonia, na Casa de Passagem São Lucas, encaminhado pelo Conselho Consultivo da casa (integrado por Carlos Gilberto Bock, Anette Behrs de Moraes, Eugen Lawall, Mario Wickert, Elis Gross Fliegner e Pa. Scheila dos Santos Dreher) à Fundação Luterana de Diaconia (FLD) no início da pandemia. Pelo risco à saúde que representava reunir pessoas na ocasião, ele foi sendo postergado até este momento, quando temos todas as e os hóspedes vacinadas e vacinados e nos habituamos a seguir os protocolos de prevenção à covid.
A execução do projeto está sob a responsabilidade do casal de musicoterapeutas que já atua na São Lucas: Caroline Leonhard Kasinger e Gunter Otto Kasinger. A ideia é, por meio da música, cultivar boas relações entre hóspedes, minimizando conflitos, aliviando dores, e maximizando o bem-querer e o cuidado mútuo.
O Projeto terá a duração de oito meses, com encontros semanais, e subsídio de dez mil reais aportados pela FLD. A aquisição de instrumentos musicais também foi contemplada por este recurso. A São Lucas é a solicitante e a nós cabe a responsabilidade de relatórios financeiros e narrativos, bem como a coordenação geral.
Que o ano flua com leveza na Casa de Passagem, sob a graça de Deus, com o acréscimo deste projeto tão precioso à trajetória da instituição diaconal que apoiamos!