Entre os dias 7 e 11 de março, a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) realizará a JORNADA NEM TÃO DOCE LAR em Ariquemes (RO), marcando a retomada da exposição às atividades presencias em 2022 e abrindo um novo ciclo de ações e parcerias em âmbito nacional.
A mostra itinerante e interativa populariza o debate sobre a violência doméstica e familiar na perspectiva de efetivação das políticas públicas, constituição e fortalecimento das redes de apoio e protagonismo de grupos de mulheres.
Ao levar para o espaço público a réplica de uma casa, com informações e imagens que denunciam as violências sofridas por mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes, a exposição se apresenta como uma metodologia de auxílio ao trabalho desenvolvido por organizações da sociedade civil, instituições governamentais, comunidades religiosas e coletivos de mulheres.
A ação em Ariquemes (RO) é uma iniciativa da Rede de Enfrentamento à Violência no município de Ariquemes e Vale do Jamari, que inclui a Casa Noeli dos Santos e o Ministério Público Estadual, e conta com a parceria da UNIFAEMA e da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Ariquemes (IECLB).
A Rede de Enfrentamento à Violência de Ariquemes buscou parceria com a FLD em 2018, ano em que iniciou seu o trabalho de sensibilização por meio de oficinas de formação e abertura da exposição Nem Tão Doce Lar ao público, com vistas ao fortalecimento da rede local. Essa parceria resultou, em 2019, na realização de ações nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Porto Velho.
Agenda da Nem Tão Doce Lar para 2022:
Abril: Maranhão
Maio: Rio de Janeiro
Junho: Espírito Santo
Agosto: Distrito Federal e Goiás
Setembro: Minas Gerais
Novembro: Rio Grande do Sul