Passeio inédito provoca reflexão sobre impactos ambientais

16 de outubro de 2019
In Notícias e Novidades

Passeio inédito provoca reflexão sobre impactos ambientais

A visita guiada à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Macaúbas, mais conhecida como aterro sanitário de Macaúbas, foi uma ação promovida, no dia 16 de outubro, por meio das oficinas de educação ambiental do Centro de Integração Martinho (CIM).

Criada em 2005, no município de Sabará (MG), a CTR presta serviços de destinação e tratamento de resíduos sólidos para a capital mineira e mais 13 municípios, atendendo uma população aproximada de 624 mil pessoas.

As crianças, adolescentes e familiares participaram de um bate papo sobre resíduos, consumismo, poluição ambiental e responsabilidade social na preservação do meio ambiente.

“Refletimos sobre o fato de que, após a CTR da prefeitura de Belo Horizonte ter atingido sua capacidade máxima de armazenamento, os resíduos sólidos passaram a ser transportados para a cidade vizinha”, conta Kátia Nunes de Ávila, coordenadora do CIM.

Além do impacto ambiental, as pessoas se surpreenderam com a imensidão do espaço, com o volume de chorume recolhido e com as toneladas de lixo descarregadas diariamente.

Centro de Integração Martinho (CIM)

Criado em 1992, a partir de um projeto da Instituição Beneficente Martim Lutero (IBML), atende crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos, do aglomerado da Serra. – considerado o maior complexo de vilas e favelas de Belo Horizonte, onde residem aproximadamente 50 mil pessoas.

Convênios e parcerias firmadas, tanto com o poder público como com instituições privadas, possibilitaram a oferta de várias oficinas de arte e educação. Continue lendo…