Semana de Canto da Associação Diacônica Luterana (ADL) 2019

24 de junho de 2019
In Notícias e Novidades

Semana de Canto da Associação Diacônica Luterana

Nos dias 20 a 23 de junho a Associação Diacônica Luterana (ADL), promoveu mais uma edição da Semana de Canto, com o maior número de participantes na sua história: 180 pessoas além da equipe e de oficineiras e oficineiros.

Crianças, jovens, adultos, lideranças de grupos, membros da IECLB e de outras denominações religiosas puderam vivenciar diferentes oficinas conduzidas por profissionais capixabas e de outras localidades do Brasil: “Canto e Expressão” e “Prática de Regência Coral” com Vinícius Ponath, “Violão” com Júlio Berger, “Percussão com instrumentos alternativos e ritmos nordestinos” com Ricardo Passos, “Teclado e Piano” e “Como ouvir e entender Música” com Charles Neimog, “Teoria Musical para iniciantes” com Luiz Paulo Abel Gums, “Técnica Vocal para o Canto Coral” com Sarah Migliori, “Liturgia e Música” com Eriksson Mateus Tomaselli, “Flauta Doce” com Rafael Pagung, “Dança e expressão corporal” com Camila Binow, “Prática de conjunto instrumental” com Louis Marcelo Illenseer, “Coral infanto-juvenil” com Keuli Hoffmann, além de um espaço exclusivo para os cuidados com a saúde através do “Ambulatório de aplicação de técnicas de alívio de tensões” com as fisioterapeutas Yhara Broedel e Gabriela Nascimento da Silva.

Na programação ocorreu o “Show de Quinta”, “Culto de Tomé” e “Noite Dançante”. No “Show de Quinta” tivemos a oportunidade de conhecer um projeto social importante em nosso Sínodo – “Projeto Dons e Sons”, da Comunidade de São Luís do Maranhão, que foi apresentado por quatro professores e professoras que foram apoiados pelo Sínodo para participarem da Semana de Canto.

Na sexta-feira, à noite, foi realizado o Culto de Tomé, um momento ímpar de espiritualidade. Todas as oficinas puderam apresentar seus resultados no sábado durante a “Noite Cultural” que foi transmitida ao vivo e as gravações e fotos do evento, feitas por Alex Reblim e Sandy Broedel, podem ser encontradas nas redes sociais da Associação Diacônica Luterana – https://www.facebook.com/associacaodiaconicaluterana/.

No domingo o evento terminou no “Culto de encerramento”, que este ano ocorreu na comunidade de Lagoa 1, onde o repertório trabalhado pelo “Grande Coro da Semana de Canto” conduziu toda a liturgia, também presidida pelo superintendente da ADL Pastor Siegmund Berger. O tema do ano “Deixo com vocês a Paz, a minha paz lhes dou” perpassou o repertório do Grande Coro que foi pensado e conduzido pelo catequista e músico Louis Marcelo Illenseer, acompanhado por grupo instrumental diverso que enriqueceu com seus timbres os arranjos das músicas: Kaio Delboni (1º violino), Sohayla Seilnacht (2º violino), Igor Flegler (viola), Felipe Flegler (violoncelo), Edinei Neimog (1º trompete), Emannuely Henke Ponath (2º trompete), Lucas Pereira (trombone tenor), Rafael Pagung (trombone baixo), Eriksson M. Tomaselli (tuba), Charles Neimog (teclado), Júlio Berger (violão), Tcharles Breno Chagas (baixo elétrico), Luiz Paulo Abel Gums (percussão).

A Semana de Canto vem promovendo e qualificando a Música nas comunidades da IECLB, bem como inspirando lideranças comunitárias a desenvolver suas habilidades musicais. Se destaca pela qualidade das oficinas que ampliam o diálogo da Música com outras áreas como a diaconia, a liturgia, a saúde, a expressão corporal, a educação. Também se destaca pelas diversas experiências que integram os participantes e que dão espaço para crianças, adolescentes, jovens e adultos mostrarem seus jeitos diversos de ser IECLB, de serem protagonistas e voltar para as suas comunidades com novas inspirações que fortalecem ações mais inclusivas, missionárias e participativas.

Vinícius Ponath
Assessor de Música do Sínodo ES a Belém

Fonte: Portal Luteranos