VOZES QUE ECOAM (MU)DANÇAS

VOZES QUE ECOAM (MU)DANÇAS
26 de novembro de 2019 Thais Oliveira
In Notícias e Novidades

VOZES QUE ECOAM (MU)DANÇAS

Estudantes encontram, por meio da arte, seus lugares de fala e forças para lutar

O Espetáculo VOZES QUE ECOAM (MU)DANÇAS é o primeiro realizado por meio do projeto A Magia do Picadeiro: a arte circense permitindo o acesso cultural de crianças, adolescentes e suas famílias. Promovido pela Ação Encontro – ABEFI, de Novo Hamburgo (RS), a apresentação misturou as três linguagens artísticas: o circo, a dança e a capoeira.

“O objetivo é que as e os estudantes reflitam e discutam sobre a cultura da violência na sociedade e como ela atinge nosso cotidiano de diversas maneiras”, explica Lia Andrade, diretora da instituição.

Elaborado coletivamente, o espetáculo é inspirado nas histórias vivenciadas direta e indiretamente por cada aluna e aluno. Lia conta que uma das fontes livres de inspiração vem da música Minha Alma, da banda O Rappa, que estimula a força para denunciar violências. “Utilizamos estratégias para despertar um olhar crítico, uma nova visão de mundo e de relação com ele. Buscamos ressignificar pensamentos, atitudes e posicionamentos”.

O circo conquistou apoio no primeiro semestre de 2019 por meio do edital de estímulo a projetos culturais e artísticos do Fundo Municipal de Cultura (FMC) da Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo/RS (SECULT).

Até o momento quatro escolas do bairro Santo Afonso, com um público aproximado de 400 pessoas, já assistiram a apresentação que ocorre todas as terças-feiras à tarde na sede da instituição.