Rodas de conversa antecedem treinos esportivos

Rodas de conversa antecedem treinos esportivos
25 de novembro de 2019 Thais Oliveira
In Notícias e Novidades

Rodas de conversa antecedem treinos esportivos

O projeto Desenvolvendo um discurso de paz através do esporte é realizado pela Associação Luterana de Diaconia (ALUDI) por meio do Programa de Pequenos Projetos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), em Herval D Oeste (SC). Atende 60 adolescentes, que formam 12 times de futsal – sendo seis femininos e seis masculinos -, e promove diálogos sobre bulling, justiça de gênero, protagonismo juvenil, coletividade e solidariedade.

Segundo o ministro de culto religioso do projeto, Claudemir Reetz, as atividades oferecidas a adolescentes de 12 a 17 anos fortalecem a cultura de paz e a superação das violências no espaço escolar. Os encontros acontecem no ginásio Cruz e Souza, cedido pela prefeitura, onde profissionais de educação física oferecem atividades esportivas.

A cada mês um tema diferente é trabalhado com as e os estudantes antes dos treinos. No mês de novembro, a professora Maiara Kelly abordou a Proteção, diversidade e enfrentamento das violências.

“No primeiro encontro falamos sobre a importância de garantia dos direitos e sobre políticas públicas integradas de inclusão social. No segundo, tratamos sobre a prevenção e o enfrentamento da violência. Já no terceiro e no quarto encontro tivemos uma roda de conversa sobre participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes nos espaços de gestão”, explica Claudemir.