Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Projeto Fortalecendo a Diaconia promove encontro em Santa Catarina

8-06-14

A FLD e a Coordenação de Diaconia/Secretaria de Ação Comunitária/Secretaria Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) promoveram, nos dias 5 e 6 de junho, o I Encontro da Diaconia – Santa Catarina. O encontro foi realizado no Centro de Eventos Rodeio 12, Rodeio (SC), com a participação de 17 representantes de instituições diaconais vinculadas à IECLB.

A iniciativa integra o projeto Fortalecendo a Diaconia em Rede (http://www.diaconiaemrede.com.br), iniciada em 2011, que conta com o apoio das organizações Pão para o Mundo e Federação Luterana Mundial.

A meditação de acolhida foi feita pela coordenadora interina de Diaconia da IECLB, Carla Jandrey, com base no texto de Mateus 24.13-35 – O caminho de Emaús –, que aborda a dimensão do caminhar juntas e juntos. Muitas vezes, dificuldades e contratempos do dia a dia impedem que as instituições diaconais se reconheçam na caminhada. Da mesma forma como no texto bíblico, onde os discípulos que caminhavam com Jesus apenas o reconheceram no momento do sentar à mesa e partir o pão, as instituições diaconais poderão reconhecer-se mutuamente a partir de momentos nos quais possam compartilhar suas experiências.

À tarde, o Dr. Leandro Hofstätter, professor na Associação Educacional Luterana Bom Jesus (Ielusc), abordou o tema Implicações da Teologia Luterana para a Diaconia, atualizando algumas discussões da época de Lutero. Ele também falou sobre as implicações da diaconia cristã em um contexto permeado pela concepção de boas obras como forma de salvação.

Hofstätter não se ateve apenas às questões religiosas, mas apresentou a realidade política e social da época. Alertou sobre os riscos de uma ação assistencialista, que pode erroneamente ser confundida com a verdadeira ação diaconal da igreja. “A diaconia deve ter o espaço comunitário da igreja, o culto, entre outros, como locais de fortalecimento”, afirmou.

No dia 6, sexta-feira, a coordenadora programática Marilu Nörnberg Menezes conduziu uma dinâmica e as/os representantes puderam discutir sobre vulnerabilidade e fortalezas das instituições. A partir de um diagnóstico, foram planejadas formas de atuação da rede e definido o grupo gestor que fica responsável pela organização dos próximos encontros.

O encerramento foi feito pelo assessor técnico da FLD, Rogério Aguiar, com base no texto bíblico de 25.31-45 (As sete obras de misericórdia). As/os participantes foram convidadas/os a refletir sobre os desafios apresentados à diaconia contemporânea e a necessidade de estar em constante atualização para uma ação mais eficaz e transformadora.

Foto: Nilson Weirich