Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Rede de combate ao abuso infantil é lançada na Festa da Criança em Joinville

7-10-15
Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin, no Morro do Meio, recebeu crianças, adolescentes e famílias em tarde de lazer e orientação

A Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin, no bairro Morro do Meio, abriu os portões no domingo (27) para mais uma edição da Fecrimm (Festa das Crianças do Morro do Meio). A iniciativa da paróquia São Marcos da Igreja Luterana, em parceira com outras igrejas, entidades sociais e órgãos públicos, atraiu cerca de 600 crianças e adolescentes durante a tarde, além de centenas de moradores da região. Brincadeiras, distribuição de lanches, doces e pipoca fizeram a alegria da garotada na 8ª edição do evento, que serve como festa antecipada pelo Dia das Crianças, em outubro.

Além do clima lúdico e de convivência, o evento foi marcado pelo lançamento da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. O projeto reúne 19 entidades, entre igrejas, órgãos públicos e escolas, engajadas no combate ao abuso sexual infantil. O problema é uma preocupação na cidade inteira e afeta especialmente as famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com dados do município, o Morro do Meio está entre os bairros com maior número de casos de abuso contra as crianças.

A rede pretende articular ações preventivas e juntar esforços entre entidades, profissionais e voluntários. Treinamento e capacitação estão entre as atividades para garantir uma resposta rápida contra os casos de violência. "Quem trabalha diretamente com crianças vai receber alguma capacitação. Um grupo vai orientar e outro treinar professores e pessoas da comunidade para que todos estejam atentos a esta realidade", informou Nilson Weirich, coordenador da Missão Morro do Meio, responsável pela organização da Fecrimm e idealizador da rede.

Durante a festa, foram distribuídos materiais informativos sobre como denunciar. A principal forma é pelo disque 100, onde as informações podem ser passadas anonimamente, ou ainda pela internet no site www.sipia.gov.br ou junto aos conselhos tutelares da cidade.

Voluntariado e família unidas em confraternização

28-09-2015-12-36-10-palhacos-na-fecrimm

O momento festivo e a programação promoveram a integração entre famílias e das famílias com a escola. “É legal por une todo mundo. As crianças ficam enjoadas de ficar só em casa", comentou Leandro dos Santos, 22, que aproveitou a tarde com a mulher e os filhos. A participação de voluntários das entidades é o que garante as atrações e atividades para a comunidade. Rosângela Secco, da Pastoral da Criança, trabalha durante a semana atendendo às famílias e no domingo se transformou em artista para, junto com outras cinco integrantes do grupo, garantir risos e gargalhadas dos pequenos.

"É gratificante ver todas as crianças se divertindo e aproveitando a festa", disse. Servidores de órgãos públicos como a Defesa Civil e a Guarda Municipal também marcaram presença para estreitar o vínculo com a população e divulgar ações de prevenção. "Nosso foco está na prevenção a partir da escola, com palestras e orientações aos alunos. Precisamos identificar a origem dos problemas e saná-los, antes que gere uma situação de crime e delito", avaliou Alexandre de Oliveira Arzum, da Guarda Municipal.

Fonte: Notícias do Dia