Rede de Diaconia

Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN)

A missão do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) é contribuir na promoção da justiça e do respeito aos povos indígenas, promover o diálogo e a convivência reconciliada em favor da construção de uma sociedade plural. Sua visão é promover o respeito e o direito às diferenças como um direito humano fundamental, na perspectiva de uma sociedade multiétnica e pluricultural. 

O COMIN, criado em 1982, pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), atua junto a povos e comunidades indígenas em todo o território nacional, criando parcerias e dando apoio nas áreas de Direitos Humanos, Sustentabilidade Socioambiental e Diálogo Intercultural e Inter-religioso. Seu trabalho parte do princípio e do compromisso de apoiar as prioridades colocadas pelos povos e comunidades indígenas, respeitando seu jeito de ser e sua cultura, trabalhando com eles e não por eles. 

As primeiras famílias evangélico-luteranas chegaram ao Brasil em 1824. Eram, na maior parte, pessoas pobres, que na Alemanha não tinham chances nem espaço. Sentiram-se atraídas pela promessa de, no Brasil, terem terra em abundância e liberdade. Ninguém lhes disse que as terras eram habitadas por povos indígenas. No uso da terra, havia conceitos e práticas totalmente distintos. Para os povos indígenas, terra, rios e mata eram de uso coletivo, sagrado e de subsistência. Para os europeus, terra era propriedade particular, com limites bem demarcados e escritura lavrada em cartório. Agravando a situação, a sociedade europeia considerava-se superior e não reconhecia os povos indígenas como seres humanos plenos. 

Essa realidade criou duas vítimas: as pessoas imigrantes, induzidas a exercer um papel, que muitas vezes não souberam avaliar; e os povos indígenas, que, pela força das armas de fogo e de doenças, começaram a perder suas terras e vidas. Em meio a tudo isso, no entanto, sempre houve pessoas e grupos que buscaram a justiça junto com os povos indígenas, e colocaram-se do lado deles. Várias e valiosas iniciativas aconteceram ao longo dos tempos, incluindo a criação do COMIN.