A importância das doações para a Pella Bethânia

16 de dezembro de 2020

A importância das doações para a Pella Bethânia

A Associação Beneficente Pella Bethânia, localizada em Taquari (RS), é uma instituição filantrópica que vive e é mantida a partir de doações, captação de recursos, parcerias com os municípios e familiares das pessoas atendidas. Esse projeto administrativo/financeiro tem como objetivo possibilitar vida com dignidade dentro dos princípios da equidade, independente da condição financeira de cada residente.

A vivência da fé ativa no amor, que se concretiza na prática do acolhimento, da inclusão e do cuidado integral, tem caracterizado o testemunho da Pella Bethânia em sua história de 128 anos. Esta perspectiva faz com que a sustentabilidade esteja diante de constantes desafios, que requerem o espírito de colaboração e parceria de pessoas, comunidades, grupos e empresas, para que as doações aconteçam. Podemos afirmar que as doações têm vindo à instituição em momentos de dificuldade, sendo assim um aporte importante para a manutenção das atividades de cuidado.

Entendemos que doar vai muito além de desprender-se do que excede (sejam roupas, sapatos, cobertores ou dinheiro). Toda doação sinaliza a gratuidade de Deus em favor das pessoas, e por isso reconhecemos que o outro, a outra possui necessidades que nos motivam a gestos cordiais de partilha. Assim, podemos testemunhar que o amor de Deus tem gerado em nós  gratidão e alegria, através das mãos generosas que doam (2 Co 9.7ss). 

Os recursos recebidos através das doações possibilitam garantir qualidade de vida aos residentes através de diferentes oficinas (arte, música, dança, teatro, culinária, informática, artesanato), da promoção da saúde, de uma alimentação adequada, de atividades pedagógicas e vivência da espiritualidade. Ao mesmo tempo abrem perspectivas para consolidar novos projetos importantes voltados para o cuidado integral das pessoas que aqui residem. 

Este ano está sendo ímpar, devido ao Covid19. Estamos engajados em prol do bem comum na busca de frear o avanço do Coronavírus-Covid 19, adotando as medidas possíveis de prevenção e cuidado com a saúde das e dos residentes e equipe de trabalho. Seguindo todas as Orientações do Ministério da Saúde, da 16ª Coordenadoria Regional da Saúde e órgãos do Governo Estadual e Municipal, continuamos alinhando as práticas de cuidado e proteção da instituição. Os recursos financeiros investidos tiveram seu peso no orçamento. Mas, graças a estas medidas conseguimos conter o avanço do covid dentro da Pella Bethânia.

Gratidão a Deus, pelo seu amor e cuidado, e gratidão a quem concretiza, através da doação, um importante gesto de amor.

Atenciosamente,
Ana Paula Genehr
Coordenadora Geral

Taquari, 15 de dezembro de 2020.