Ações diaconais extrapolam muros e vão além das pessoas envolvidas nos projetos

Ações diaconais extrapolam muros e vão além das pessoas envolvidas nos projetos
31 de outubro de 2019 Thais Oliveira
In Notícias e Novidades

Ações diaconais extrapolam muros e vão além das pessoas envolvidas nos projetos

Seis Instituições diaconais de Santa Catarina e do Paraná, que integram da Rede de Diaconia, foram visitadas entre os dias 7 e 11 de outubro, pela assessora e pelo assessor de projetos da FLD, Dirci Bubantz e Rogério Oliveira de Aguiar.

As visitas tiveram início em Piçarras (SC), na Associação Caminhar Juntos (ACJ), onde a equipe e integrantes da Diretoria participaram de uma tarde de formação, que contemplou uma introdução sobre diaconia transformadora, seguida dos temas justiça de gênero e superação de violências.

Os mesmos temas foram abordados na roda de diálogo com integrantes da equipe e com lideranças da Associação Criança em Primeiro Lugar (ACPL), em Blumenau (SC). O diálogo sobre a Rede de Diaconia e a importância da ACPL como parte dessa rede acentuou elementos importantes para o fortalecimento da caminhada conjunta pelas instituições diaconais. Foram também apresentados os diferentes espaços e setores de trabalho da Comunhão Martim Lutero, na qual a ACPL está inserida.

Joinville (SC) foi a próxima parada, com visitas aos projetos Missão Morro do Meio e Missão Criança Jardim Paraíso. Além de conversar com integrantes da Gestão, foi possível acompanhar as atividades com crianças e adolescentes. Integração e parceria entre instituições diaconais e a rede pública de ensino fazem parte do cotidiano e foram evidenciadas na apresentação musical em uma das escolas do bairro. As ações diaconais extrapolam muros e seu alcance vai além das pessoas diretamente envolvidas nos projetos!

Na região de Curitiba (PR), a Creche Bom Samaritano, em Pinhais, e o Projeto Dorcas, em Almirante Tamandaré, fizeram parte do roteiro. Foram importantes momentos de integração e de intercâmbio entre visitantes e pessoas da Gestão das duas instituições. Crianças e adolescentes que movimentam o dia a dia, em plena atividade, proporcionaram momentos de riqueza às visitas.

Oficina de Metais – Projeto Dorcas

Durante a semana também houve encontros com o pastor sinodal Guilherme Lieven, do Sínodo Vale do Itajaí/Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), o pastor sinodal Claudir Burmann, do Sínodo Norte-Catarinense/IECLB e a coordenadora de Diaconia da Comunidade Evangélica de Joinville, diácona Ângela Lemke, e ainda com dois representantes da diretoria do Instituto Luterano de Obras Sociais (ILUOS), em Joinville.