CAMPANHA Por um lar sem violências! – Crianças e Adolescentes

15 de outubro de 2020
A Rede de Diaconia está contribuindo, neste mês de outubro, na elaboração de cards para a campanha ‘Por um lar sem violências’, da IECLB, com ênfase na superação das violências contra crianças e adolescentes. O card publicado no dia 15 foi elaborado por Tiago Graube, diretor do Lar São Sebastião/ABEFI, de São Sebastião do Caí (RS).

As violências praticadas contra crianças e adolescentes são marcas dificilmente superadas, uma vez que, geralmente, são cometidas por pessoas que deveriam ofertar proteção e cuidado. Violam não somente seus direitos, corpos e sentimentos, mas também sua inocência. Estas marcas, caso não sejam trabalhadas, podem ser um pesado fardo, carregado por toda a vida!

Não somente enquanto cristãs e cristãos temos o compromisso de zelar pela segurança e bem estar das crianças e adolescentes, mas também enquanto cidadãs e cidadãos, comprometidas e comprometidos com a paz e a justiça. Crianças e adolescentes encontram dificuldades para relatar as violências sofridas, é preciso estar atentas e atentos a estes sinais. A violência doméstica contra crianças e adolescentes é uma epidemia silenciosa. Precisamos dar um BASTA!

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA, 1990, em seu art 5º “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.

☎ Se você está sofrendo violência, ou conhece alguém que está, procure ajuda. Para denunciar abusos a crianças e adolescentes, disque 100!


Veja mais informações sobre a Campanha Por um lar sem violências

Fonte: Portal Luteranos