Precaução, controle, prevenção, solidariedade e muita fé na luta contra a COVID-19

25 de maio de 2020

Precaução, controle, prevenção, solidariedade e muita fé na luta contra a COVID-19

A Associação Beneficente Pella Bethânia atende 160 pessoas idosas e com deficiência, que estão dentro do principal grupo de risco da Covid-19. Certamente, é um dos momentos mais críticos deste século.  A situação atual exige precaução, controle, prevenção, solidariedade e muita fé, como medida de enfrentamento ao novo coronavírus. 

Inúmeras medidas têm sido adotas desde fevereiro no trabalho com  pessoas as pessoas residentes e com as 125 trabalhadoras. Realizamos treinamentos e capacitações com as equipes de trabalho, que incluem processos de higienização das mãos (para o qual foram de imediato instaladas pias na entrada), e uso de etiquetas respiratórias e EPI’s. Os mesmos assuntos são trabalhados com as residentes de maneira lúdica, conforme a habilidade de cada grupo. Também, a pastoral trabalha em grupos menores nos lares o aspecto do acolhimento, da necessidade do cuidado a partir do cuidado de Jesus Cristo por todas as pessoas, e da oração. A vivência da espiritualidade tem sido elemento importante de encorajamento e sustentação para  o enfrentamento desta triste realidade de dor e sofrimento em decorrência da pandemia. Por tomarem conhecimento do número alarmante de casos no Brasil  através dos noticiários, as e os residentes intercedem com frequência pelas pessoas acometidas pelo vírus e por familiares enlutados.

Estamos disponibilizando os EPI’s para os trabalhadores e as trabalhadoras e controle de temperatura corporal com termômetro infravermelho, que recebemos de doação.

Elaboramos o Plano de Contingência, que prevê os processos e procedimentos aplicados na instituição neste período, conforme as orientações do Ministério da Saúde, Portarias da Secretaria Estadual de Saúde-RS para ILPI’s.

Optamos por reduzir a carga horária de alguns setores de trabalho, bem como salários, conforme prevê a legislação trabalhista, para reduzir o número de pessoas circulando na instituição e para redução de custos com salários, afim de suprir as despesas que não estavam previstas com contratação de pessoas, compras de EPI’S e produtos de limpeza. 

No quesito sustentabilidade econômica, estamos trabalhando com a mobilização de recursos em 4 quatro frentes:
1. Dedução do Imposto de Renda até o dia 30 de junho de 2020;
2. VaKinha Online;
3. Doação através de transferência bancária;
4. Doação de Produtos de Limpeza e EPI’s.

Da mesma forma que estamos em estado de alerta para o próximo ano, a instituição necessita de aproximadamente R$ 1 milhão em doações através da dedução de Imposto de Renda de Pessoas Físicas e de Pessoas Jurídicas, visto que grande parte da entrada dos recursos vem de diversos setores econômicos que também tem sido impactados. 

Separamos o auditório da pousada para atender casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 em eventual necessidade. Até o momento não temos nenhum confirmado.

Diariamente, contamos com a colaboração das residentes para costurarem máscaras de proteção e jalecos.

O sino da Igreja da Gratidão no convida para um momento de oração. Acreditamos que a vivencia da espiritualidade fortalece a nossa fé e nos concede força, ânimo e esperança para as incertezas de cada dia. 

Estamos engajadas e engajados em prol do bem comum na busca de frear o avanço da doença. Estamos em uma região e cidade com Bandeira Vermelha, que apresenta inúmeros riscos, embora realizando todos os protocolos e medidas. Estamos cientes do nosso compromisso com a vida humana e com temor do próximo dia.

Mais do que nunca, é o momento de união em prol do bem comum e, consequentemente, da vida das pessoas que cuidamos.

Cordialmente,
Pastora Ana Paula Genehr
Pastora Marli Lutz