Rede de Diaconia

Notícias e Novidades

Encontro da Rede de Diaconia - Articulação SC e PR

13-04-16

Aconteceu nos dias 7 e 8 de abril, no Recanto Verde, em Joinville/SC, o Encontro da Rede de Diaconia - Articulação SC e PR.

Estiveram presentes representantes de instituições com vínculo confessional com a IECLB conversando sobre o tema “Justiça de Gênero e suas implicações para uma prática Diaconal Transformadora” trazido em palestra pela Pa. Marcia Blasi. Marcia apresentou o conceito de gênero como uma ferramenta de análise. Num segundo momento os e as participantes se reuniram em grupos para aprofundar a temática “Igualdade nem sempre é Justiça”, apresentando suas conclusões à plenária. 

No segundo dia o grupo fez uma visita ao Projeto Missão Criança Jardim Paraíso, em Joinville/SC. Após a visita foram compartilhadas as experiências e vivências nos diferentes perfis que envolvem os projetos sócio-diaconais ali representados. 

O grupo sai desafiado a aprofundar a reflexão sobre igualdade e justiça de gênero considerando sua área de atuação. A Fundação Luterana de Diaconia (FLD) possui sua Política de Justiça de Gênero elaborada e em implementação, clique aqui para ler.

Foi compartilhada a informação da aprovação da Lei 13.257, ou “Marco da Primeira Infância”, que dispõe sobre as politicas públicas para a Primeira Infância, e está atrelada ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Comin compartilhou material da Semana dos Povos Indígenas 2016 – “Laklãnõ/Xokleng, o povo que caminha em direção ao sol”, destinado para uso nas escolas indígenas e não indígenas, ou por outros grupos que desejam conhecer as culturas indígenas no Brasil. O material está disponível no site: www.comin.org.br.

O grupo se despediu revigorado e fortalecido, e na expectativa do Encontro Nacional da Rede de Diaconia, que acontecerá em Curitiba/PR, de 26 a 28 de setembro/2016.

Matéria elaborada pelas pessoas participantes.