Rede de Diaconia – articulação SC e PR se reúne para troca de experiências
Encontro da Rede de Diaconia – articulação SC e PR, aconteceu entre os dias 17 e 18 de setembro em Curitiba (PR) e buscou aperfeiçoamento e fortalecimento da rede. Além da partilha entre entidades, também houveram palestras e visitas a projetos. Na ocasião, participantes da reunião escreveram relato identificando os momentos mais marcantes. Confira:
“A Rede de Diaconia articulação Santa Catarina e Paraná se propôs, nos dias 17 e 18 de Setembro em Curitiba, a refletir sobre as boas práticas e seus desafios na vida institucional de suas entidades e atividades. Estamos muitas vezes diante da cultura do assistencialismo e personalismo, prática que necessita interferência através de uma nova atitude por parte daqueles que atuam tanto em segmentos sociais de vulnerabilidade social, como na comunidade em geral.
O equilíbrio entre a razão e emoção na convivência com os usuários e usuárias das instituições diaconais no dia a dia é parte da cosmovisão contemporânea que precisa ser adotada. Sendo assim, nada mais adequado que oportunizar um tempo de análise e aperfeiçoamento de novas práticas e compartilhamento daquelas que já acontecem.
Eloir Heimerdinger, assessor de projetos, graduado em filosofia com especialização em violência doméstica e em direitos da criança e adolescente, nos ajudou a pensar como funciona o ciclo de exclusão e como romper com o mesmo, também desafiou as organizações a pensar qual é missão, enfatizando os reais ganhos que os usuários e usuárias podem desfrutar no presente a partir do trabalho desenvolvido pelas instituições e quais os impactos que pode ter no futuro de suas vidas.
A fala deste encontro é a da coragem, determinação e discernimento para identificar e buscar boas práticas que auxiliam na melhora do trabalho e atendimento ao público mais vulnerável.
Um dos pontos altos do encontro foi a visita ao Projeto Dorcas no município de Almirante Tamandaré – região metropolitana de Curitiba, que atende crianças, adolescentes com ênfase no atendimento familiar. Além das atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes, o grupo ficou encantado com as atividades de costura, com o trabalho desenvolvido através da confecção de artigos para ciclistas (Bonfim.Bike) e com o coral das crianças que conta com apoio de professoras e estagiárias do curso de música da Faculdade de Belas Artes.
O grupo constituído por lideranças de organizações diaconais agradecem a acolhida calorosa no culto de encerramento da Conferência Ministerial do Sínodo Paranapanema e destaca a importância da integração do trabalho diaconal institucional e as atividades de paróquias e comunidades juntamente com os ministérios ordenados.
“Saímos daqui fortalecidas e fortalecidos, animadas e animados, buscando colocar em prática nosso aprendizado na certeza de que não estamos sozinhas e sozinhos, mas em rede – Rede de Diaconia – que nos anima e nos deixa mais fortes.”
Participantes do Encontro Rede de Diaconia – articulação SC e PR