FLD-COMIN-CAPA compartilha trabalhos e projetos junto a Juventudes Sinodais

FLD-COMIN-CAPA compartilha trabalhos e projetos junto a Juventudes Sinodais
15 de março de 2019 Thais Oliveira
In Notícias e Novidades

FLD-COMIN-CAPA compartilha trabalhos e projetos junto a Juventudes Sinodais

Discutindo sobre Justiça Socioambiental e sobre como esta se relaciona com nossos contextos

Durante o feriadão de Carnaval, 2 a 5 de março, a Fundação Luterana de Diaconia-Conselho de Missão entre Povos Indígenas-Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD-COMIN-CAPA) participou de três encontros promovidos por coordenações sinodais de Juventudes Evangélicas (JE) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB).

[email protected] pela paz foi o tema do retiro sinodal da JE do Sínodo Espírito Santo a Belém, que aconteceu em Santa Maria do Jetibá (ES). Ali, a assessora de projetos da FLD, Juliana Witt, coordenou uma oficina sobre Justiça Socioambiental, refletindo sobre esta se relaciona com nossos contextos e o que ela tem a ver com a atual agenda socioambiental brasileira.

Outra participação se deu no 36º Acampamento Repartir Juntos (ARJ), em Barra do Sarandi, município de Aratiba (RS), promovido pelas JEs sinodais do Sínodo Noroeste Riograndense, Sínodo Planalto Rio-grandense e Sínodo Uruguai. O tema que orientou o ARJ foi Igreja, Economia e Política, queremos paz!. O assessor de projetos da FLD, Rogério Oliveira de Aguiar, acompanhou a exposição Nem tão Doce Lar e ministrou oficina sobre superação da violência; a assessora de projetos do CAPA/Núcleo Erexim, Juliana Paula Vendrame, participou da palestra central sobre Economia e ministrou duas oficinas sobre Comida boa na Mesa, com preparação de suco de banana; o assessor de projetos do CAPA/Erexim, João Daniel Wermann Foschiera, ministrou duas oficinas sobre Consumismo. Juliana e João também participaram da atividade Altas Horas, com o tema Consumismo.

Já em Rodeio 12 (SC), integrantes de empreendimentos da Economia Solidária, representando a Rede de Comércio Justo e Solidário da FLD, participaram do 39⁰ Acampamento Intersinodal da Juventude Evangélica, promovido pelas JE do Sínodo Vale do Itajaí e Sínodo Norte Catarinense. O tema foi ComVocação servimos a Deus. Além de oferecer uma oficina sobre Economia Solidária e Consumo Responsável, a Rede de Comércio Justo e Solidário está comercializando produtos de empreendimentos da rede. O COMIN promoveu a oficina O respeito a todos os seres: o modo de ser Guarani e a relação com o meio ambiente, conduzida pelo cacique da Aldeia Tarumã do povo Guarani de Araquari e coordenador da Comissão Nhemonguetá, Ademilson Moreira Wherá.

Fonte: FLD