O evento aconteceu no dia 23 de outubro de 2019 na sede da instituição, e contou com a participação da comunidade, diretoria, famílias, crianças, adolescentes, voluntárias, parceiras, ex-educadoras, ex-educandas, representantes de ONG’s e conselhos municipais.
O culto de gratidão aos 15 anos da Associação Luterana Pro Desenvolvimento e Universalização dos Direitos Sociais- Pro Ludus “O Caminho” foi celebrado junto com os 10 anos da Comunidade Luterana de Gravatá (PE). Houve apresentações culturais, dentre elas a primeira apresentação do grupo de música Tecendo Arte, composto pelas crianças e adolescentes da instituição. Além disso, uma homenagem às educadoras e aos educadores que integram e integraram a equipe da instituição também foi realizada.
O vídeo institucional, que retrata o trabalho desenvolvido e desejos para o futuro – como a construção de um museu de brinquedos populares – também foi apresentado (CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR). A noite foi encerrada com cantos e shows.
A Instituição
A Associação Luterana Pro Desenvolvimento e Universalização dos Direitos Sociais- Pro Ludus “O Caminho” é uma instituição social atuante na comunidade do Riacho do Mel, em Gravatá (PE). Foi fundada em dezembro de 2004 para dar continuidade ao projeto O Caminho, iniciado em 1996.
Compreende o brincar e o brinquedo como instrumentos de inclusão social e metodologia não formal de educação para crianças, adolescentes e suas famílias.
Luta na mobilização e formulação de políticas públicas, promovendo atividades de natureza social, educacional e cultural bem como estudos e pesquisas para o resgate da memória lúdica da comunidade, desenvolvimento e integração comunitária.
Atualmente a Pro Ludus atende um público direto de 65 pessoas, sendo 15 crianças de três a cinco anos, 25 adolescentes de seis a 15 anos e 25 mulheres. As principais ações incluem atividades de desenvolvimento infantil, através da Brinquedoteca, um espaço com acervo disponível de brinquedos para uso e empréstimo às crianças e famílias, estimulação musical, aulas de flauta e violino e ações de empoderamento e fortalecimento feminino com o grupo de mulheres Guerreiras em Ação.